Se você quer que a sua escola seja conhecida pelas qualidades que ela tem e não pelos problemas, você precisa realizar uma boa gestão. Uma boa gestão é o que vai dar a cara da sua escola. Isso, porque só ela pode despertar o potencial dos colaboradores, dar sentido ao trabalho e motivá-los no dia a dia a entregar para alunos e familiares o que há de melhor em educação profissional de qualidade.
Mas, o que exatamente é Gestão Escolar?
Gerir significa acompanhar, estimular e valorizar o trabalho tanto dos profissionais que lidam diretamente com os alunos, quanto daqueles que atuam nos bastidores para que tudo dê certo.
Assim, a gestão desempenha o papel central no desenvolvimento de uma escola profissionalizante, representando o caminho para reforçar as qualidades que ela já tem e resolver os problemas – porque sempre tem um probleminha ou outro. Sendo assim, vamos entender com mais detalhes o papel da gestão escolar e como implantar a gestão ideal na sua escola profissionalizante.
Gestão X Administração
Antes, era comum usar a expressão administração escolar para indicar o campo de atuação do responsável pela escola. Mas de um tempo para cá, passou-se a utilizar gestão escolar e isso aconteceu por um motivo simples.
Enquanto a administração se preocupa principalmente com o lado material do processo educacional, uma boa gestão entende que não adianta ter bons recursos se eles não forem bem utilizados.
Ou seja, a gestão ideal percebe que o aluno deve estar no centro de todo o planejamento e do desempenho das equipes.
6 pilares da Gestão escolar
De forma prática, normalmente, a gente divide a gestão escolar em 6 partes, ou 6 pilares principais. Eles são:
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- Gestão Pedagógica
- Gestão Administrativa
- Gestão Financeira
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Comunicação
- Gestão da Produtividade
E para que todos estejam sempre firmes, eles precisam se apoiar o tempo todo. Isso significa que é muito importante haver sintonia e colaboração entre os profissionais dessas diferentes áreas.