Qual o ambiente ideal para minha escola profissionalizante?

Qual o ambiente ideal para minha escola profissionalizante?

Qual o ambiente ideal para minha escola profissionalizante? 1920 1080 Play Educação

Oferecer um bom ambiente a todos é fundamental para o sucesso de uma escola profissionalizante. Isso pode parecer óbvio, e realmente é, mas existem muitas maneiras de melhorar o espaço físico. Isso depende das condições financeiras, mas também da importância dada pela Gestão Escolar.

Nesse texto, você vai entender qual a importância de criar um ambiente acolhedor e estimulante, como pensar as melhorias a serem feitas e oferecer o melhor possível.

Qual a importância do ambiente escolar?

Um bom ambiente funciona como um ótimo cartão de visita: ele melhora a imagem da escola como um todo e deixa as pessoas mais seguras e certas de que estão fazendo a matrícula no lugar certo. Além disso, faz com que alunos e funcionários gostem de estudar e trabalhar ali. Ou seja, facilita o processo de captação de alunos e contribui para manter um bom nível de retenção.

Nesse sentido, é uma peça chave para o crescimento da sua escola. Por isso, uma boa Gestão Escolar deve prezar sempre pela organização e limpeza dos espaços, além de se planejar para investir em infraestrutura e tecnologia de tempos em tempos.

Como ele deve ser?

O mais importante é que o ambiente consiga favorecer a aprendizagem dos alunos, potencializando seu rendimento e a sua satisfação. O aluno de uma escola com infraestrutura adequada, bem equipada, limpa e organizada se sente muito mais motivado a estudar, assim como o professor a dar aula.

Em segundo lugar, ele deve ser harmonioso, agradável e funcional para todos que o frequentam.

Algumas dicas

Levando isso em conta, a gente preparou essas três dicas para você pensar sobre as próximas mudanças na sua escola:

  1. Convide o aluno a ser curioso. A decoração pode incentivar a criatividade e a vontade de aprender. Dá pra usar elementos visuais, como quadros, fotos e objetos com textos informativos que ajudam a estimular o interesse dos alunos. Temas como ciência, artes, natureza e tecnologia costumam ser bem atrativos.
  2. Torne o aprendizado algo confortável. As salas e equipamentos utilizados devem ser adequados para que os alunos consigam absorver o conhecimento durante as aulas. Por exemplo, a altura das mesas e cadeiras deve obedecer uma proporção correta para não causar incômodo na postura.
  3. Favoreça a concentração. Iluminação, temperatura agradável e silêncio são essenciais para isso. Tente aproveitar a luz e a ventilação natural nos espaços de convívio, mas mantenha as salas de estudo resguardadas do barulho. As cores também exercem grande influência sobre o nosso estado de espírito.

Infraestrutura

Investimentos em infraestrutura e tecnologia normalmente não são baratos. Para usar o seu dinheiro bem, é preciso fazer o planejamento das reformas e aquisições. Pensar no tamanho das salas de aula considerando que a quantidade de alunos por turma influencia na aprendizagem. Para o professor, por exemplo, é melhor acompanhar o rendimento de cada aluno em turmas menores, e isso ajuda o aluno a superar suas dificuldades mais facilmente.

O importante é buscar ter sempre um diferencial.

Por exemplo, infraestrutura de acesso para pessoas com necessidades especiais de locomoção ou de visão. Um espaço para divulgação de eventos e oportunidades de emprego. Uma área de convívio e espera para familiares e alunos. Ou um espaço para realização de atividades extracurriculares, eventos e apresentação de projetos. Uma sala de professores.

Tecnologia

Assim como na infraestrutura, o investimento em tecnologia depende do tipo de curso que a sua escola oferece. Alguns cursos permitem que o aluno aprenda e desenvolva praticamente todo o conteúdo sem a presença de um professor. Outros, não. Por isso é importante ter claro qual a sua área de atuação.

Mas, de todo modo, investir em tecnologia hoje em dia é fundamental. Por isso, é importante ter computadores atualizados e um bom serviço de internet.Utilizar vídeos e aplicativos para incentivar a participação e a proatividade do aluno na aprendizagem também pode ser uma boa ideia, independentemente do curso.

Esses recursos ajudam a fazer do aprendizado algo mais interativo, proveitoso e dinâmico.

Como melhorar?

Toda escola profissionalizante deve não apenas atrair clientes, mas conquistá-los. Por isso, é importante consultar periodicamente os alunos, familiares e funcionários. Por outro lado, considere a sua estratégia de negócios e tenha sempre em vista onde quer chegar. Então, nunca deixe de examinar o ambiente da sua escola e se perguntar:

  • Quantos alunos quero ter matriculados?
  • A escola oferece segurança para eles?
  • Existem lugares de alimentação nos arredores?
  • A localização é de fácil acesso via transporte público?
  • Que tipo de pessoas frequenta a região da sua escola?

Não esqueça os cuidados básicos

Escola limpa, bem conservada, equipada, com espaços adequados são fatores que fazem parte do que se entende por uma boa escola profissionalizante. O espaço físico da sua escola é importante para os alunos, para os funcionários, familiares e para você. Por isso, é importante que ele passe sempre a impressão de que é bem cuidado e organizado por pessoas que prezam pelo bem-estar de todos.

Raphael Gois

Especialista em Franchising. Artista Plástico, Formado em Propaganda e Marketing. É Designer Gráfico e atua como Gerente Nacional de Marketing da Maior Rede de Sistema de Ensino, a Evolua Educação. Cursou o Programa de Especialização para Executivos em Franchising, no Franchise College, atualmente, exerce a função de Diretor na Pixie Comunicação, uma Agência de Publicidade Especialista em Franquias.

Raphael Gois

Assine nossa News!

Franqueadora Play Nordeste:
R Trinta de Outubro, 85 – Centro – Arapiraca, AL CEP: 57300-380

Franqueadora Play Sudeste:
R José Rodrigues Palhares, 312 – Centro – Santa Rita do Passa Quatro, SP CEP 13670-000

Tel: (82) 3521-2720
E-mail: [email protected]

Play Sudeste:
Tel: (19) 3584-6229 ou (16) 99644-3978

Todos os Direitos Reservados – Pixie Comunicação 2019