Pontos fracos em uma entrevista de emprego?

Pontos fracos em uma entrevista de emprego?

Pontos fracos em uma entrevista de emprego? 1920 1080 Play Educação

Como citar seus pontos fracos em uma entrevista de emprego?

Entrevista de emprego sempre tem aquela pergunta delicada de responder:

“Quais é o seu maior defeito?”

É difícil expor nossas dificuldades, especialmente, quando estamos sob pressão e num momento tão decisivo. Por isso, a gente separou algumas dicas para você enfrentar essa situação numa boa.

E a primeira delas é: seja honesto.

Quando o empregador faz essa pergunta, na verdade ele quer conhecer você melhor, porque o currículo não transmite quem você é, nem a sua personalidade. Para ser lembrado – e contratado! – fuja do óbvio e das respostas automáticas como “sou muito perfeccionista” ou “exigente demais”. Por exemplo, se você acabou de terminar os estudos e nunca trabalhou, não vai estar completamente pronto para aquela função. Então, não tem problema dizer que ainda te falta conhecimento.

Transforme um defeito em uma vantagem!

Mas, nesse caso, é importante mostrar que você se esforçou para compensar o seu defeito. Por exemplo, você pode dizer que pesquisou tudo o que podia para conhecer o setor e aquela função, além de que você também tem facilidade para aprender rápido.

Não seja vago. Seja específico.

Evite dizer que você não tem habilidades sociais, por exemplo. Procure dizer concretamente qual habilidade te falta e como você faz para melhorar. Por exemplo, você pode dizer que não sabe gerir muito bem seu tempo e cumprir um cronograma, mas que está aprendendo a lidar com isso com a ajuda de uma agenda e de alarmes.

Assim, você estará convertendo um defeito em uma vantagem!

Prepare-se antes.

Separe um tempo para você pensar sobre essa pergunta, examine a sua vida e encontre exemplos concretos de uma qualidade negativa sua para o trabalho em uma empresa. Prepare respostas curtas e objetivas sobre seus pontos fortes e fracos e as escreva no papel para treinar em voz alta.

A quinta dica é: seja autêntico.

Existem muitos tipos de defeito profissional. As pessoas podem ser desorganizadas, esquecidas ou desatentas, inseguras, inexperientes, pouco sociáveis ou mal humoradas… enfim, a lista não acaba. Mas somente alguns deles é que são seus. Identifique os seus pontos fracos. Demonstre que você tem consciência deles e diga o que você faz para superá-los.

Saiba escolher.

Para responder de forma honesta e eficaz, mencione uma característica sua e transforme-a em uma vantagem. Mas não conte seus problemas do passado vividos no trabalho. Autenticidade e honestidade são dois valores que a maioria dos empregadores aprecia muito.

A maior parte deles quer saber se você tem consciência dos seus pontos fracos e como você faz para lidar com eles. É importante mostrar que você está sempre aprendendo a melhorar, com calma, segurança e objetividade.

Raphael Gois

Especialista em Franchising. Artista Plástico, Formado em Propaganda e Marketing. É Designer Gráfico e atua como Gerente Nacional de Marketing da Maior Rede de Sistema de Ensino, a Evolua Educação. Cursou o Programa de Especialização para Executivos em Franchising, no Franchise College, atualmente, exerce a função de Diretor na Pixie Comunicação, uma Agência de Publicidade Especialista em Franquias.

Raphael Gois

Assine nossa News!

Franqueadora Play Nordeste:
R Trinta de Outubro, 85 – Centro – Arapiraca, AL CEP: 57300-380

Franqueadora Play Sudeste:
R José Rodrigues Palhares, 312 – Centro – Santa Rita do Passa Quatro, SP CEP 13670-000

Tel: (82) 3521-2720
E-mail: contato@playeducacao.com.br

Play Sudeste:
Tel: (19) 3584-6229 ou (16) 99644-3978

Todos os Direitos Reservados – Pixie Comunicação 2019